domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia 3: tempo para o Rafa

Começamos o dia dedicando um tempo pro Rafa curtir e acabar com as suas energias (o que é difícil). A apenas duas quadras do hotel a Plaza Peru fornece playground muito bem conservado, com espaços na sombra para as mães e pais aguardarem. E ali o carinha se esbaldou por mais de uma hora e meia. Depois passamos por ali mais algumas vezes durante a noite quando fomos jantar, e a praça fica bem iluminada e com pais e crianças sempre por ali até altas horas. Passou muita segurança a região, com muita conservação e mostrando que o espaço público está bem administrado e valorizado.

Playground na Plaza Peru

Já neste dia resolvemos antecipar em um dia o aluguel do carro. Em Santiago mesmo não é necessário, pois com metrô, ônibus e táxi você vai pra todo lugar de forma rápida e barata. Mas com criança não é tão fácil, e como utilizamos o Turistik um dia para dar um giro pela cidade e principais pontos turísticos, na verdade isso custa mais caro se estiver em duas pessoas do que alugar um carro. E já que o sono da tarde e o sol forte nos impediam de passar o dia todo andando de um lugar para outro sem parar (estava impossível ele dormir no carrinho com o calor e o sol que estava por aqui), resolvemos já antecipar o aluguel e usar dentro de Santiago mesmo.
A princípio tinha lido que o trânsito é pesado, etc. Mas sinceramente para quem conhece o trânsito de São Paulo, eu estou mais para comparar com o trânsito de Jundiaí. É muito tranquilo, não vimos grandes filas de carro se formando nem mesmo nos horários de rush. E todos respeitam muito as sinalizações e os pedestres. A única que não funciona muito bem é quando você precisa que eles te dêem passagem. Sei lá porque mas isso é difícil de conseguir. Dar seta porque precisa mudar de faixa não é suficiente, você tem que fazer isso com muita antecedência.

Então seguimos com o carro para o lado norte da cidade, o Parque Arauco, que é um shopping com um boulevard cheio de restaurantes. Há muitas opções. E escolhemos variar dos peixes, optando por uma costela estilo Outback. Aqui percebi o quanto os brasileiros estão sendo disputados: tinha 10% de desconto para brazucas na refeição. Pois é, sinceramente não me lembro de um lugar turístico e restaurante sequer que estivemos que não haviam brasileiros. Eu acho que esse negócio de que há 200 milhões de brasileiros, eu acho que são só os habitantes mesmo, porque deve ter outros 200 milhões espalhados por aí. Em todo lugar que você vai, qualquer país, tem gente nossa lá morando e viajando. Em Santiago eu fiquei impressionado. São muitos.
E hoje li uma matéria no jornal daqui que os brasileiros são cerca de metade dos turistas de Santiago. E por sinal somos o que mais gastamos (média de US$ 140/dia, contra apenas US$ 100/dia dos europeus e americanos). Não é a toa que os garçons já sabem traduzir a maior parte das coisas para o português. Isso quando o cardápio já não está em português.

almocinho pesado pro Rafa

Boulevard do Parque Arauco

Mais uma tarde com sesta pra família e seguimos pra mais pontos. Desta vez outro morro, o Cerro Santa Lucia, encravado bem no meio da cidade. Mais baixo que o Carro San Cristobal, é mais elegante por conter escadarias e construções antigas. A vista é mais baixa, porém traz a cidade bem de pertinho.

subindo o Cerro Santa Lucia

uma das entradas do Cerro Santa Lucia

vista do Cerro Santa Lucia

No jantar fomos no muito bem recomendado Astrid & Gaston. Não desapontou pela comida, mas foi uma noite de sufoco. Tínhamos reserva para 20h30. O Rafa estava naquele momento de mistura de sono e euforia por sair de novo. Mas como era um restaurante um pouco chique, o fato dele não querer ficar parado na mesa nos deixava tenso. E ele só ia do contra. Estava com sono mas não queria dormir. Eis que nosso jantar foi de forma alternativa. Um come, outro cuida. Um cuida, outro come. Valeu pela comida, mas não deu pra aproveitar de forma tranquila. E daí que mudamos nossa estratégia para as noites seguintes: sair tarde, quando ele já teria pegado no sono.
Mesmo assim ele conquistava os garçons, pois mexia com todos eles. Tanto fez, que até um chocolate ele ganhou, indo buscar dentro da cozinha.

prato de camarão muito saboroso no Astrid & Gaston

Rafa saindo da cozinha com o seu chocolate